Curiosidades
Portão Basculante
O portão automático basculante funciona levantando a sua folha fixa por meio de guias laterais e contrapesos movidos por um sistema de cabos de aço e polias. Ao se levantar, a folha do portão automático fica um pouco para dentro e um pouco para fora da garagem, não tomando espaço do veículo no interior da garagem, porque ela avança por cima do carro e não por baixo. Sendo bem feito e balanceado o portão automático basculante é um dispositivo muito resistente, pois ele é erguido por dois contrapesos, um de cada lado do portão.
Portão de abrir
A portão de abrir, conta com um batente, onde essas dobradiças são fixadas e onde a folha do portão se encaixa. Geralmente, as guarnições (aquelas peças que arrematam o encontro do batente com a parede) também fazem parte do conjunto, mas podem ser evitadas,dependendo do projeto.Também são mais resistentes que alguns outros modelos contra arrombamentos, portanto um pouco mais seguras. A principal desvantagem é o tamanho que ele ocupa na planta, ou seja, o espaço que a folha de abrir “varre” quanto aberta, o portão de abrir geralmente exige fechadura e ferrolho central. Ao comprar um portão de abrir, sempre verifique se a qualidade da folha e do batente são boas e se a portão não é leve demais, o que pode acabar dando aparência de qualidade inferior ao seu projeto.
Portão de correr
Os portões de correr são as que andam horizontalmente com a utilização de trilhos de alguma natureza. Muito utilizadas vão acima de 5 metros, cuja largura possibilita duas folhas com uma boa abertura. Atenção especial para quem quer usar portões de correr: cuidado na especificação dos trilhos. Existe uma grande variedade no mercado e seu uso depende, em geral, do tamanho da portão. Existem trilhos que penduram o portão, outros que estão apenas no chão e, ainda, variações conjuntas destes. Procure um especialista para dizer qual o melhor sistema para o seu portão.
Pré-montagem
Os portões petrini, são pré-montados na fábrica, para assegurar uma rápida e fácil instalação.