Criar um Site Grátis Fantástico





Alumínio

Alumínio

Esquadrias de Alumínio

As Esquadrias de Alumínio possuem um grande valor devido à resistência à corrosão, um atributo do Alumínio que se complementa aos tratamentos de superfície, como anodização e pintura.

A durabilidade é fator determinante para sua recomendação em prédios e residências.

A variedade de apresentação do Alumínio permite ao arquiteto explorar de forma criativa sua combinação com outros elementos das edificações, destacando-se por sua estética, harmonia de tons e volumes, que produzem um ambiente aconchegante e agradável ao convívio interno.

Contramarco 

A função principal do contramarco é servir como gabarito para acabamento do vão e para que as esquadrias sejam fabricadas com as mesmas dimensões. Através das medidas internas dos contramarcos, as dimensões das esquadrias são definidas com suas respectivas folgas de fabricação.

 É fundamental a escolha correta de um contramarco em uma obra, porque através dele se fará a transmissão de cargas/esforços na fixação da esquadria para alvenaria. Serve também como referência interna e externa para acabamentos e revestimentos possíveis na alvenaria.

 O eventual ‘embarrigamento', tanto para dentro como para fora do contramarco, pode impossibilitar a colocação da esquadria - a tolerância é de 2 mm.

Para evitar o ‘embarrigamento', devem ser colocados travamentos nos contramarcos ou gabaritos, possibilitando a sua retirada após o chumbamento. Esses elementos poderão ser utilizados em outros contramarcos de mesma dimensão.

 Você sabia?

Que as grapas devem ser instaladas nos contramarcos eqüidistantes a cada 500 mm, próximo ao ponto onde se dará a fixação da esquadria.

Que o chumbamento do contramarco deve ser feito de forma em que a argamassa penetre em todo seu perímetro, de forma a preencher todos os espaços vazios na parte interna, evitando infiltrações.

A melhor forma de instalação da esquadria no contramarco é fazer com que os contramarcos saiam furados de fábrica, evitando esse procedimento na obra. Com isso, a esquadria é fixada nos furos pré-estabelecidos.

Para a instalação de uma esquadria, o contramarco deve estar limpo, sem resíduos de massa.

O contramarco deve ser limpo com um pano embebido em álcool para, posteriormente, receber o silicone ou a fita vedante entre o contramarco e a esquadria.

Dicas de Conservação

Como limpar minhas esquadrias?

A limpeza das esquadrias devem ser feita com detergente neutro diluído na água, esfregando suavemente esta solução com auxílio de esponja ou pano macio. Enxaguar sempre com água limpa depois dessa lavagem. O intervalo de tempo aconselhado para esse processo de lavagem é de:

  • No máximo, um ano(12 meses) em zona urbana e rural
  • No máximo a cada dois meses em zona marítima ou industrial.

Os trilhos inferiores de janelas e portas de correr exigem um cuidado especial para evitar a formação de crostas de poeira que vão se compactando com o decorrer do tempo pela ação de abrir e fechar das folhas da esquadria, deixando em risco a vida útil das roldanas(rolamentos) exigindo sua troca precoce.

Jamais utilizar objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza de locais de difícil acesso nas esquadrias, assim como esponjas de aço ou qualquer objeto de superfície dura que possa arranhar a  superfície.

Posso limpar com a ajuda de objetos e utilizar vaselina, removedor, tíner e outros produtos?

Você  NÃO deve usar, em hipótese alguma, objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza de “cantinhos“ de difícil acesso. Também NÃO deve utilizar detergentes que contenham saponáceos em sua fórmula, esponjas de aço de qualquer espécie, produtos ácidos ou alcalinos, produtos derivados de petróleo (vaselina, removedor, tíner, etc).

O uso de tais produtos, num primeiro instante, pode deixar a superfície mais brilhante e bonita. Porém, em sua fórmula existem componentes que vão atrair partículas de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo a vida do acabamento superficial do alumínio. De outro lado, os produtos derivados de petróleo, podem ressecar plásticos e borrachas, fazendo com que percam sua ação vedadora.